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Pés feridos

 

Abraão falhou na fé quando desceu ao Egito, dizendo que Sara era sua irmã. Isto porque a beleza de Sara foi o maior problema para Abraão administrar diante de Faraó. Mas Deus interveio a fim de preservar a participação de Sara na história da redenção, fazendo dela mãe do povo do Concerto. Deus, na sua graça, muitas vezes também livra os fiéis de situações decorrentes de fraqueza na fé e desobediência.

 

Objetivo: Citar as feridas que afligem ou afligiram a alma durante uma ordem de Deus que não foi obedecida.

 

Material: Figuras de pés, papel para escrever, caneta, atadura branca e tinta guache vermelha.

 

Procedimento: Comece a aula falando sobre a situação de tristeza e frustração de Sara na casa do rei do Egito. Ela estava como prisioneira do harém de Faraó. A seguir, entregue para cada aluno o perfil de um pé desenhado numa folha branca. Cada um vai escrever o resumo de um fato ocorrido em sua vida que lhe causou traumas, feridas no coração ou problemas pela falta de obediência a Deus.

O resumo do sofrimento deve retratar a violência e o choque que foram recebidos pela pessoa no momento da fatalidade. Quando todos tiverem escrito a sua história, entregue para cada aluno um pedaço de atadura branca, manchada de tinta guache vermelha, parecendo sangue, para enrolar o pé desenhado. A seguir, escreva perguntas no quadro-de-giz para realizar um momento de reflexão silenciosa.

 

Perguntas:

- Quem te socorreu no momento da ferida?

- As feridas já estão saradas?

- Você está disposto a ajudar alguém ferido na classe?

- Você já perdoou o agressor?

Sonhos

 

A fé de Abraão era pequena semelhante a uma semente de mostarda. A Bíblia diz que ele esperava contra a esperança (Rm 4.18).

 

Objetivo: Proporcionar troca de sentimentos em relação às expectativas futuras.

 

Material: Sementes de mostarda.

 

Procedimento: Antes de começar, o professor fará a leitura de Romanos 4. 18-21. Em seguida, cada aluno irá refletir sobre a expectativa de Abraão antes de ser pai, relacionando-a com a dimensão de seu sonho pessoal. Distribua a sementinha de mostarda entre os alunos, passando-as de mão em mão. Essas sementes estão simbolizando a fé.

 

Quando todos estiverem com a sementinha nas mãos, peça que falem alternadamente sobre os sonhos pessoais e os alvos de conquista. Cada um deve aproveitar para falar dos desafios que vai enfrentar até que o seu desejo se transforme em uma “grande árvore”. O importante é projetar os grandes desafios com a pequena semente da fé, assim como fez Abraão.

Prova de fogo

 

Depois de muitos anos de espera até o cumprimento da promessa divina, Abraão contemplou a fidelidade do Senhor  ao ver o nascimento de Isaque. Anos mais tarde, o patriarca atravessa a mais dura prova de sua vida, a de sacrificar seu próprio filho a Deus. Porém, Deus mesmo impede o ato, comprovando a fé e o temos do seu servo. Enfrentamos também muitas provações até que o sol brilhe sobre nós, como aconteceu com Abraão.

 

Objetivo: Refletir sobre o comportamento emocional e espiritual durante as duras provas.

 

Material: Urna com os nomes dos alunos para sorteio e uma caixa de fósforos, de preferência de palitos longos. Para a segunda opção, trocar a caixa de fósforos por cartolina preta.

 

Procedimento: A classe deve ser organizada em círculo. O professor explica que a dinâmica consiste no sorteio de papéis com nomes dos alunos. Após o sorteio, o primeiro se apresenta no centro do círculo e recebe uma caixa de fósforos. Ele terá que acender o palito e falar, enquanto o fósforo queima, aspectos relativos a uma grande luta que passou durante um período de tribulação e escuridão. Depois vai relatar como o sol brilhou sobre a situação.

 

Mas, atenção, se preferir ou se houver dificuldade em relação ao fósforo, o professor poderá confeccionar um túnel de aproximadamente um metro, feito de cartolina preta. Nesta opção, o líder deverá passar o túnel de mão em mão para que todos observem-no com cuidado. Em seguida, sorteie o nome da pessoa que falará, com o túnel nas mãos, sobre a sua grande prova e como saiu dela.

Em ambos os casos, peça que cada um conte a experiência psicológica e as dúvidas espirituais vividas durante as dificuldades e angústias. O importante é dizer o que sentiu ao entrar na prova e a reação ao sair dela.

A Promessa

 

Objetivo: Verificar as diferentes atitudes dos alunos diante de uma mesma promessa.

 

Material: Uma cesta e pequenas caixas de presentes contendo a mensagem: “Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”, Gn 12.1. Atrás do versículo haverá seis perguntas para serem respondidas. Como sugestão, podem ser usadas caixinhas de fósforo embrulhadas com papéis coloridos.

 

Procedimento: Coloque as caixinhas dentro da cesta. Cada aluno deve pegar um presentinho, sem saber o seu conteúdo. Ao sinal do professor, todos devem abrir o presente e cada um vai ler a promessa e responder as seguintes perguntas:

 

- Você obedeceria a uma ordem como essa?

- Você tem medo de mudanças?

- O que você levaria na bagagem?

- Que parente você levaria junto e por quê?

- Qual a expectativa sobre o local, já que nada foi revelado?

- Mediante a proposta de Deus para sua vida, você seria fiel como Abraão?

Estrelas

 

Deus pediu para Abraão olhar para o céu e contar as estrelas. Aquelas estrelas simbolizavam os seus descendentes, os filhos de Abraão segundo a fé. O céu estrelado era uma profecia sobre a Igreja do Senhor, que iria iluminar o mundo em meio a densas trevas (Dn 12. 3 e Mt 5. 14).

 

Objetivo: Conhecer a intensidade do brilho espiritual de cada aluno.

 

Material: Desenhos da estrela de Davi, em tamanho médio. O número de desenhos deve corresponder ao número de amigos da classe.

 

Procedimento: Após entregar os desenhos aos alunos, peça que cada um escreva no centro da estrela o valor da potência da luz-quilowatt que, se comparado fosse, acreditaria ter. Considere as potências de 220, 110, 80, 60, 40, 20 e 15kws.

 

Para refletir biblicamente: “Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”, Ef 5.8.

O diploma

 

Objetivo: Permitir a troca de informação pessoal no final do trimestre.

 

Material: Folhas de papel em branco e canetas.

 

Procedimento: Os alunos recebem uma folha de papel em branco. Nela, cada um deverá fazer as margens de seu diploma e escrever o seu nome. A seguir, os diplomas são trocados sem que os alunos saibam o objetivo da troca. Então, após orientados, cada um deve escrever uma frase original sobre o dono do diploma; algo importante sobre a atuação do colega na classe durante os meses de convivência na ED. O aluno que escreve a mensagem não precisa se identificar. Quando todos terminarem a tarefa, o diploma retorna para o seu dono, que deverá observar a mensagem recebida e comentá-la. Lembre que as críticas construtivas ajudam o crescimento do próximo.

Débora Ferreira da Costa
Débora Ferreira da Costa
Débora Ferreira da Costa

© 2014 por Debora Ferreira da Costa

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